Museu Mello Leitão-Santa Teresa
Na foto acima pode-se ver umas das partes do museu, para quem não sabe, esta foto mostra objetos doados pelo exercito (o canhão), e pela marinha (a ancora). Estes objetos foram entregues a Augusto Ruschi, fundador do museu.
As outras fotos mostram o pavilhão central do museu ( direita), e a outra a residência de Augusto Ruschi (esquerda), onde se da a observação de beija-flores.
O Museu Mello Leitão, fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-1986), é uma das principais instituições ligadas ao patrimônio natural do país. Com sede em Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, o Museu controla duas estações biológicas: Santa Lúcia e Caixa D'Água, localizadas no mesmo município.
Em 1984 o Museu, um dos marcos da luta de Ruschi pela preservação da natureza, passa a integrar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Museu Mello Leitão reúne um conjunto de ambientes e edificações, como o jardim rupestre, os viveiros, a casa das cobras, os pavilhões de botânica e de zoologia, o auditório, a ecoloja, e um parque de farta vegetação, abertos diariamente à visitação pública e onde se realizam diversas atividades.
Seu valioso acervo científico de plantas e animais tem atraído a atenção de pesquisadores de todo o mundo, e entre suas coleções destacam-se a de beija-flores, com cerca de 1.700 exemplares, a de morcegos, com 1.300, e o herbário, que contém 7 mil plantas para estudo.
OS ESPAÇOS DO MUSEU
JARDIM RUPESTRE:
É um espaço em que se procura reduzir ambientes pedregosos. É construído de espécies de plantas nativas do Espírito Santo.
VIVEIROS:
Nos viveiros estão os animais apreendidos por órgãos ambientais. Esses animais permanecem no museu por não terem condições de readaptação ao meio natural. Espécies como o sagui e a arara fazem parte do criadouro.
PAVILHÃO DE BOTÂNICA:
Epitáfias são plantas que utilizam outros vegetais como suporte, sem parasitá-los e sem entrar em contato com o solo. A Casa das Epitáfias é o local onde se mantém uma coleção de viva de plantas nativas da Mata Atlântica, como Bromélias, Cáctus, Samambaia e Orquídeas.
O ESTANDE DE ORQUÍDEAS, construído no final da década de 1940, o estande foi a primeira obra de Ruschi dedicada ao Museu.
OFIDIÁRIO:
O ofidiário expõe cobras vivas para que os visitantes possam conhecer e observar as diferenças entre algumas espécies brasileiras.
PAVILHÃO DE ORNITOLOGIA:
Ornitologia é a parte da zoologia que estuda as aves. O pavilhão expõe alguns animais brasileiros empalhados, principalmente aves encontradas nas Mata Atlântica do Espírito Santo.
ALGO A MAIS SOBRE RUSCHI
AUGUSTO RUSCHI foi um dos raros cientistas brasileiros a notar,bem antes que muitos outros, a importância da preservação da natureza para o futuro do homem. O Museu de Biologia Mello Leitão e a Estação Biológica de Santa Lucia são algumas de suas heranças, além do exemplo pessoal que deu em sua dedicação à causa da preservação de nosso planeta.
Bom, essas foram algumas descorbertas que nós vivenciamos em Santa Teresa.
Muito obrigada!!!!!
Alunas: Gabriela, Élida Maria Barcelos e Thais Renata
4°A de Pedagogia
fontes:
http://www.santateresa-es.com.br/augustoruschi.htm
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirque lindo . demorou mas saiu!!!!!
ResponderExcluir